Osso humano liofilizado Unioss: saiba mais sobre esse importante substituto ósseo

Tempo de leitura: 2 minutos
Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre os biomateriais disponibilizados pelo Banco de Ossos Unioss, está o tecido liofilizado. O processo de liofilização é um dos mais importantes procedimentos para a conservação de tecido ósseo em temperatura ambiente. E, na Unioss, toda essa técnica é realizada com osso humano, diferente de outros produtos com menor qualidade oferecidos no mercado.

Neste texto, falaremos um pouco mais sobre os tecidos liofilizados que a Unioss disponibiliza e as particularidades que fazem desse biomaterial um importante produto.

 

Os tecidos liofilizados Unioss são provenientes de osso humano ou de boi?

Os tecidos liofilizados da Unioss são provenientes de osso humano, e não de boi. Muitos profissionais se veem com essa dúvida, principalmente por existirem outros produtos no mercado que são de origem xenógena (osso de boi).

Contudo, na Unioss, os enxertos ósseos – tanto a linha congelada quanto a liofilizada – são produzidos a partir de ossos humanos, oriundos de doadores já falecidos. São produtos, portanto, com mais qualidade e com melhores resultados.

 

Esses tecidos são disponibilizados gratuitamente ao paciente?

Exatamente. Como mencionado ao final do tópico anterior, o osso de banco é proveniente de um doador já falecido; por isso, ele não pode ser comercializado. O material é, portanto, distribuído gratuitamente.

Os únicos custos envolvidos são para procedimentos de captação, processamento e armazenamento dos tecidos. Exatamente por isso, os enxertos provenientes de bancos de ossos possuem um custo final infinitamente menor do que qualquer outro substituto ósseo de origem xenógena ou sintética.

 

Como ocorre o processamento osso humano liofilizado  da Unioss?

Os tecidos ósseos liofilizados recebem tratamento semelhante aos congelados no início, sendo congelados, após o processamento, a uma temperatura de -80°C. Vale lembrar que a Unioss também disponibiliza, em seu banco, tecidos congelados, cabendo ao profissional a escolha do material que melhor lhe atenda em cada caso.

Nos liofilizados, após serem congelados, a umidade é removida, passando diretamente do estado sólido para o gasoso – sem que haja a fase líquida no processo. Dessa forma, mantém-se a qualidade do balanceamento glicoproteico da matriz óssea.

Um dos fatores que comprovam a qualidade do osso humano liofilizado é que, ao final dos procedimentos, sua umidade é inferior a 3%, e os vidros são lacrados a vácuo ainda dentro da liofilizadora, o que evita qualquer possibilidade de um micro-organismo se desenvolver. Para completar, ao final do ciclo de liofilização, o tecido ósseo que já é estéril ainda passa por um processo de irradiação gama, recebendo uma carga de 25kg.

 

Quais são os cortes odontológicos da linha liofilizada?

Veja a seguir quais são os cortes odontológicos da linha liofilizada e suas aplicações:

 

    • osso homólogo em bloco: é indicado para enxertos onlay, confecção de Bone Ring, entre outras técnicas, principalmente por se tratar de um osso com rápida vascularização;

    • osso homólogo triturado médio: é recomendado para preenchimento de defeitos alveolares, cistos, sinus lift, preenchimento de gaps, defeitos ósseos periodontais e peri-implantares;

    • osso homólogo triturado grosso: indicado para aumento de espessura do rebordo no sentido vertical e horizontal, sinus lift, cistos, entre outras técnicas.

Vale lembrar que a Unioss trabalha somente com tecido ósseo humano (osso homógeno, ou alógeno), uma vez que esse tipo de material possui qualidade muito superior aos demais.

Portanto, ao escolher o osso humano para os mais variados procedimentos, o profissional garante maior eficiência e segurança, obtendo assim resultados altamente satisfatórios. Além disso, o tecido ósseo liofilizado e embalado a vácuo pode ser armazenado em temperatura ambiente, sem que haja qualquer prejuízo em sua qualidade e eficácia.

Quer saber um pouco mais sobre o Banco de Tecidos Ósseos da Unioss e como utilizá-lo? Então, aproveite e baixe gratuitamente nosso ebook sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?